11/09/2011

Brincar


Brincadeiras

"O homem só é completo quando brinca" (Schiller). A sociedade contemporânea esqueceu o brincar e, por conseguinte, deixa de fazer a grande descoberta. Façamos uma análise das grandes descobertas do ser humano, que hoje nos possibilitam uma série de facilidades no convívio social. Percebemos coisas inimagináveis de serem descobertas, fazendo parte do nosso cotidiano. Contraditoriamente, não fizemos a grande descoberta que se encontra tão próxima de nós: o nosso corpo.

Vivemos numa sociedade de isolamentos, de guetos, de individualismo e de alta competitividade, culminando com uma crise ética. Precisamos rever valores, resgatar nossa dignidade, ter o poder de sempre nos indagarmos com as injustiças e buscarmos uma melhor qualidade social.

O profissional de Educação Física, que tem o "entretenimento, o lazer e a qualidade de vida inseridos em sua prática profissional" (Manuel Tubino), deve ficar atento, e contribuir com o resgate cultural das atividades corporais. Valorizar as relações interpessoais, as possibilidades da brincadeira como fator necessários ao conviver e ser um agente capaz, na promoção da harmonia entre o ser humano e as outras diversas formas de vida em nosso planeta.

Lembre-se: Tornar p mundo mais alegre e humano é um desafio a ser assumido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário