11/09/2011

Cooperação e desenvolvimento


Exercitando o dia-a-dia

1. O respeito às diferenças individuais é a base facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem. Cabe ao professor, promover e mediar situações que favoreçam o crescimento do grupo com equidade.

2. Os limites do ser humano devem ser respeitados e compreendidos. Somos únicos, e as comparações, envolvendo desempenho e habilidade, deseducam e bloqueiam o desenvolvimento das individualidades.

3. Não podemos favorecer a competição sem experienciar a cooperação. É claro, para nós, que os jogos em que todos podem sair vencedores são atrativos e mesmo a dinâmica do jogo competitivo, poderá ser exercitada paralelamente ao que chamamos de atividades cooperativas, onde o "jogar com", sobrepões o "jogar contra". Vamos estimular a valorização do parceiro de jogo, sendo este ganhador ou perdedor.

4. Ao promover o ensino do esporte, os cuidados com a ditadura dos habilidosos fazem-se necessários, pois há uma tendência para a pré-formação de grupos, isolando os menos habilidosos e impossibilitando a participação democrática. O aluno com habilidades fluentes é um grande aliado do professor e não, um privilegiado. Deve cooperar e não comandar a prática. Valorizemos os jogos recreativos que envolvam grandes grupos, tornando as aulas mais participativas e, por conseguinte, atraentes para nossos alunos.

5. Práticas envolvendo meninas e meninos, estimulam o respeito e companheirismo entre os opostos. Entendemos que nossas aulas não buscam o rendimento, não havendo por isso necessidade de separação e sim, o constante exercício do conviver harmonioso. Romper barreiras culturais e sociais é um dos grandes desafios de educadores, o que aumenta o compromisso com a liberdade do corpo e do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário