11/09/2011

A expressão da criança



O desenvolvimento das diversas formas de expressão da criança de 0 a 6 anos

O ser humano é por natureza um ser de expressão total. Tudo o que sente, pensa e sabe pode ser expresso através de múltiplas linguagens: pelo olhar, movimento, gesto, choro, mímica, fala, desenho, pintura, modelagem, escultura, música, canto, escrita.... Na criança estas linguagens se manifestam e a ação pedagógica, presente na Educação Infantil, há de prever todo o tempo e espaço necessário para que as mesmas se desenvolvam.

Nenhuma forma de expressão pode ser privilegiada em detrimento de outra. Cabe ao adulto observar quais delas as crianças estão utilizando com mais freqüência, e conhecendo e respeitando a fase de desenvolvimento em que se encontram, propor e deixar que elas proponham atividades, as mais variadas possíveis, de forma a oportunizar a sua expressão total.

Esta área constitui-se em torno do conceito de língua como mediação básica na constituição do ser humano, simbólico e social permitindo sua expressão, comunicação e participação social.

O trabalho com a língua nos Centros Infantis e nas Pré-Escolas deve levar em conta o grau de letramento das crianças ou seja, as determinações socioculturais e suas diferenças decorrentes da idade das crianças assim como a relação entre a variedade dialetal falada nas suas comunidades de origem e o aprendizado da norma culta.

Deve-se propor atividades didáticas às crianças que permitam o acesso aos objetos socioculturais portadores de texto assim como a intervenção do adulto ensinando a produção, uso e interpretação dos textos que circulam socialmente. Desde bem pequeninas, as crianças devem ter acesso ao manuseio dos mais diferentes livros, revistas e todo material que contenha escrita. Da mesma forma é preciso que, todos os dias, ao menos uma vez ao dia, as crianças possam escutar um conto ou uma história que seja lida.

Considerando-se a idade das crianças, deve-se dar importância aos contos de fadas e oferecer uma diversidade de gênero lingüístico, desde contos e histórias populares, como a leitura de uma notícia de jornal, até uma carta ou uma receita de bolo.

Para as crianças a partir de três anos, é importante permitir-lhes atividades nas quais elas possam escrever, dentro de suas compreensões e capacidades de notação, pequenas histórias, cartas aos colegas ou familiares e até receitas.

Convém ressaltar que não consideramos a Educação Infantil como um espaço para a sistematização da leitura e da escrita, mas sim, como um ambiente alfabetizador, onde a criança terá oportunidade de vivenciar o mundo da palavra. Consideramos a alfabetização um ato criativo e construtivo, intimamente ligado à leitura de mundo, pela qual a criança se apropria de diversas formas de expressão e representação, entre elas a língua escrita, e passa a utilizá-las como um instrumento de intervenção na realidade. "...a leitura de mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele".

A criança traz consigo uma bagagem cultural adquirida em sua experiência de vida. Cabe à Educação Infantil abrir espaço para que ela amplie sua leitura de mundo, proporcionando situações que possibilitem o contato com a língua escrita de forma que a criança possa compreender sua função social e avançar em sua simbolização e conceitualização. É preciso deixá-la interagir com a escrita para descobrir como funciona. É preciso deixá-la sentir, perceber e vivenciar todas as suas possibilidades.

Ainda no que se refere ao aprendizado da língua, não podemos nos esquecer que, em função da idade das crianças, esse é o período no qual a maioria delas aprende a falar. Nesse sentido, é fundamental proporcionar atividades organizadas para o desenvolvimento das práticas de oralidade através de : relato de histórias, casos e fatos ocorridos; expressão de sentimentos, idéias e projetos; resolução de problemas; aprendizagem de participação e trabalho em grupo. Todas essas atividades podem ser organizadas para todas as faixas etárias e devem ocorrer em situações bastante organizadas tais como rodas de conversa, reunião para planejamento de trabalho, exposição de opiniões, etc. É importante que essas atividades ocorram diariamente, em todos os grupos.

Como já afirmado anteriormente, a imagem, o som e o movimento se constituem em poderosa fonte de conhecimento. A exposição e o contato das crianças com as diferentes formas de arte possibilita ampliar seus sistemas de representação.

Deve-se dar a oportunidade para as crianças de criar, falar sobre e apreciar diferentes produções artísticas, tanto regionais como nacionais e estrangeiras. Nessa perspectiva, o adulto deve propiciar que as crianças:

• compreendam e experimentem várias fontes de inspiração para o seu trabalho e possam a partir daí criar e desenvolver suas próprias representações.

• sejam capazes de utilizar, reconhecer os materiais, instrumentos e recursos para cada área trabalhada, podendo optar e fazer escolhas adequadas através da oferta de atividades com pintura, colagem, modelagem, desenho, construção tridimensional, canções, ritmos, melodia, tom, dança, teatro, etc.

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