11/09/2011

Halloween


Halloween

O Halloween é uma festa popular nos Estados Unidos e Inglaterra, e é celebrada no dia 31 de outubro. Os sacerdotes druidas (de origem celta, adoravam deuses mitológicos e estiveram ativos na Irlanda até o 4º século da era cristã) acreditavam que bruxas, demônios e espíritos de pessoas mortas ficavam pairando na véspera de 1º de novembro. Para se proteger dos maus espíritos, os druidas ofereciam a eles coisas para comer e se disfarçavam com máscaras para que os espíritos não lhes fizessem mal.

A origem do nome HALLOWEEN
A Igreja Católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints Or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamada Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão "all hallows even" foi abreviada para "Halloween".

Na véspera do Dia de Todos os Santos, as crianças fazem máscaras, cada uma mais "terrível" que a outra e saem às ruas para "amedrontar" as pessoas. Visitam casas e recebem doces e dinheiro. Costumam cortar abóboras em forma de face humana, iluminando-a por dentro com velas.

Os significados e suas Origens

1 - Definição
"Hallowed" é uma palavras do inglês antigo que significa "santo", e "e'en", também de origem inglesa, significa "noite",dai o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

2 - O dia 31 de outubro
O dia 31 de outubro não é uma escolha ao acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". Para os druidas, 31 de outubro era a noite da volta dos espíritos dos mortos, que precisavam ser agradados, e acendiam-se enormes fogueiras para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processo da natureza.

Os imigrantes irlandeses introduziam o Halloween nos Estados Unidos no final dos século 19, que se tornou popular rapidamente - era a ocasião de infligir danos às propriedades e consentir que se praticassem atos não tolerados em outras épocas do ano.

3 - Lua cheia, gatos e morcegos
Acreditava-se que a lua cheia marcava a época de praticar certos rituais ocultos. O gato estava associado às bruxas por superstição. Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para gatos e muitos foram mortos por se suspeitar serem bruxas.

Para os druidas, os gatos eram sagrados, eles seriam seres humanos encarnados, espíritos malvados ou espíritos das bruxas. A cor do gato originalmente não era um fator importante.

O morcego adquiriu a reputação de possuir forças ocultar por voar (o pássaro, símbolo da alma) e ser noturno (as trevas infernais). No período medieval acreditava-se que demônios transformavam-se em morcegos.

4 - Cabeça-de-Abóbara ("Jack-o-lanterns")
A lanterna feita com um abóbora recortada em forma de "careta", veio da lenda de um homem notório, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela Terra como espírito até o dia do juízo Final, ele colocou uma brasa acesa num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho.

5 - "Travessuras ou Gostosuras" - "Trick or Treat"
Acreditava-se na cultura celta que, para se apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Neste contexto, havia na Irlanda a tradição de uma procissão organizada para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Isso deu origem ao "Travessuras ou Gostosuras" ou "Trick or Treat"

6 - As máscaras e fantasias
As máscaras tem sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário, além de se comunicar com o mundo dos espíritos. Acreditava-se poder enganar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras.

7 - As fogueiras
A lavaras inglesa para fogueira (de acampamento e festas) é "bonfire" ou "bone" (osso) + "fire" (fogo). Nas celebrações da "Vigília de Samhain" nos dias 31 de outubro, os sacerdotes druidas acreditavam poder prever o futuro através do fogo. Nestas ocasiões, os druidas construíram grandes fogueiras e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Observando a posição dos corpos em chamas, eles diziam ver o futuro.

8 - As cores laranja e preto
As cores usadas no Halloween, o laranja e o preto, também têm sua origem no oculto. Elas estiveram ligadas à missas em consagração aos mortos, celebradas em novembro. As velas de cera tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário