11/09/2011

Relações sociais


Relacionando-se consigo mesmo e com os outros

A importância das relações que a criança estabelece consigo mesma, com as outras crianças e consigo mesma.

A criança entendida como um ser social, situado histórica e culturalmente deve ser considerada na sua totalidade e nas relações que estabelece consigo mesma e com os outros.

A família é o primeiro grupo social que a criança conhece e do qual recebe influência. Atualmente, muito cedo, é inserida num segundo grupo, formado por outras crianças e adultos: os Centros de Educação Infantil e Pré-Escolas. Na interação com estas crianças e adultos, o processo de socialização tende a se acelerar e faz com que a criança se defronte com questões de ordem emocional, afetiva e intelectual com maior freqüência, o que a leva a construir sua identidade e traçar os rumos para a conquista da autonomia.

Através da relação com os outros, a criança organiza suas emoções e sentimentos. Por isso, há a necessidade de um relacionamento autêntico entre adultos e crianças, que tenha como base o afeto e a confiança, para que desta forma, possa promover sua auto-estima e independência. Deve-se propiciar o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva da criança para que ela possa perceber-se na sua identidade própria e sendo valorizada nas suas ações e crescimento.

A ação pedagógica deverá favorecer os trabalhos de grupo, pois ao interagir com seus pares a criança tem o seu ponto de vista confrontado, sendo que em situações discordantes se sentirá motivada a rever sua idéia, argumentar ou retificar. É nas situações de conflito que se dá oportunidade para que as crianças reflitam e cheguem a uma conclusão, exercendo desta forma sua autonomia. "A essência da autonomia é que as crianças tornem-se aptas a tomar decisões por si mesmas".

As relações sociais que as crianças estabelecem entre elas influenciam, com bastante importância, o desenvolvimento da sua inteligência. Através do trabalho em grupos e de ações de trocas de informações ou de ajuda mútua o potencial de desenvolvimento da criança poderá se tornar o seu nível de desenvolvimento real. O mesmo ocorre através da ação intencional e mediada do adulto nas situações de aprendizagem.

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